Ted Mosby e o filtro mental - a forma como vemos a vida



Primeiro Post sobre uma série..

Em um dos capítulos de How I met your mother, Ted (protagonista) descobre que seus alunos desenvolveram um site no qual qualificavam os professores da faculdade, dando uma pontuação e fazendo comentários.

Ted, então, começa a olhar o que escreveram sobre ele e vê comentários como; "Professor incrível"," inspirador", "revolucionário ". Depois de 60 classificações positivas e cheias de elogios, seu mundo cai! Um único aluno escreveu: "chato". A partir disso, ele esquece todos os elogios que recebeu, e passa a focar unica e exclusivamente na critica. No decorrer do episodio, Ted passa a tentar provar para ele mesmo que não é chato, se tornando o chato do ônibus (assista o episodio).


Quantas vezes não acontece de tudo dar certo durante o dia e no final, dizer que o dia foi um desastre quando a unica coisa ruim que acontece foi perder um ônibus? Quantas vezes não acontece de sermos, assim como Ted, queridos elogiados por muitas pessoas, mas só levar como verdade as criticas?

Em muitas situações, pode ocorrer da pessoa se sentir insegura, sendo exigente consigo mesma, ou não ter uma autoestima boa, buscando apenas uma confirmação do que ela mesma já pensa sobre si, no caso a critica. Podemos lembrar por exemplo, que o Ted passa o seriado inteiro se frustrando com relacionamentos, sendo seu trabalho também uma válvula de escape, o lugar em que ele se sentia realmente bom.


Nesses casos, talvez seja preciso mudar a ótica pela qual enxergamos a vida e a nós mesmos. Nem tudo é sempre errado, nem tudo é sempre certo, é necessário dar a oportunidade a si mesmo, de perceber que não sé é ruim como se pensa, podendo um profissional como o Psicólogo ajudar a entender os porquês dessa visão de mundo sempre depreciadora de si. Afinal, todos temos um pouco de Ted Mosby, nesse caso (em outros também), e é preciso ser flexível e muitas vezes, compreensivo consigo mesmo.

Baseado no episodio 6x4 - subway wars

Psicologo Renan Souza - crp 06/151946
@psirenansouza

Comentários

Postagens mais visitadas