A questão do Bullying e a série Todo mundo odeia o Chris



          Sem dúvida nenhuma, “Todo mundo odeia o Chris” é um dos seriados mais famosos e amados da ultima década. O seriado que conta de forma humorada a adolescência do ator e humorista Chris Rock arranca risos do público até os dias atuais. O seriado traz para reflexão diversos temas, sendo um dos mais claros a questão do Bullying que é vista na relação de Caruso com o Protagonista e seu melhor amigo.



          Caruso é o clássico “valentão”, visto em filmes e séries norte-americanas adolescentes, que persegue aqueles que não se encaixam nos grupos ou que não obedecem aos padrões dos demais da mesma idade. Na série seu principal alvo é a dupla Chris e Greg. Mesmo a perseguição de Caruso sendo apresentada de forma “engraçada” pela narrativa de Chris Rock, ela mostra claramente a situação em que o Bullying acontece.

          O Bullyng compreende todas as atitudes agressivas, repetidas e intencionais, que acontecem sem motivo claro, adotadas por um estudante ou mais contra outro, causando dor e angustia, sendo executada em uma relação desigual de poder. Essa diferença de poder pode estar relacionada a diferença dei idade, tamanho, desenvolvimento físico ou emocional, ou de maior apoio dos demais estudantes. (NETO, 2005)



 Em todo mundo odeia o Chris, ficava muito claro que o fato do protagonista ser excluído pelos demais alunos da escola, por ser o único negro, assim como Greg que o tinha como único amigo, os transformaram em presas fáceis para as agressões diretas de Caruso, que nenhum momento era contestado pelo que fazia, tendo seu comportamento naturalizado, visto como normal.



O Bullying traz consequências negativas físicas e emocionais a curto e longo prazo, na vida tanto de quem sofre ou de quem prática, sendo que a série mostra exemplos sobre isso. Pode-se citar o momento em que Greg muda de escola e passa a agredir os alunos menores de lá (vitima se torna agressora), assim como o final da série em que Chris desiste dos estudos por não suportar o ambiente escolar, tendo a exclusão e as violências constantemente recebidas como desencadeadoras desse repúdio.




          Assim como Chris/Greg, muitas pessoas já passaram situações parecidas que na vida real não são engraçadas como parece na série, sendo esse o primeiro post de outros relacionados ao tema.

Fica a pergunta, você já foi vitima de Bullying ou perseguição em alguma fase da sua vida?

Psicólogo Renan Souza Crp – 151946/06

Insta @psirenansouza

Referências 

LOPES NETO, Aramis A. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de pediatria, v. 81, n. 5, p. s164-s172, 2005.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas