Hinata e a coragem oculta

 


Quando se pensa em timidez nos animes/mangás famosos, na maior parte das vezes, a primeira pessoa que vem a mente  é a personagem Hinata de Naruto. A jovem princesa do clã hyuga, nos ensina muitas coisas com sua história, com sua insegurança, mas também toda a sua bravura. É sobre essa personagem que falaremos nessa análise.

 

Sua história

 

Rejeitada pelos membros do clã

 


Hinata pertence ao clã hyuga e por ser a filha mais velha do líder, ela era vista como a herdeira e princesa do clã. Entretanto, por conta de sua personalidade muito serena, bondosa e aparente falta de vontade para as lutas, sendo vista como fraca, acabou sendo rejeita pelo seu pai, que passou a investir em sua irmã mais nova, que passou a ser vista como a verdadeira futura líder dos Hyuga.

 

Primeiro encontro com Naruto

 


Uma vez, enquanto era perseguida por um grupo de rapazes, Naruto surge para defendê-la, o garoto apanhou, mas fez com que os meninos fossem embora. Desde esse dia, Hinata se identificou com ele e passou admirá-lo, pois mesmo não sendo forte, lutou por ela, além disso, ele se tornou sua inspiração. Mesmo sendo rejeitado por todos, e visto como sem potencial, ele dizia que se tornaria Hokage e dava seu melhor.


Momento de grande virada - A luta contra Neji Hyuga

 


No exame Chunin, Hinata enfrenta nada mais nada menos, que um membro também do seu clã, Neji Hyuga. O jovem era visto como um gênio e o ninja com mais potencial de sua época. Entretanto, por ser de uma inferior do clã, ele guardava ódio de Hinata, por causa do passado de sua família, e por ela ser da elite, mesmo sendo “uma fracassada”, insegura e sem talento.

 

Com o apoio e as palavras de Naruto, Hinata diz pra si mesma que cansou de ser fraca, dando eu máximo na luta contra Neji, que não consegue acreditar o porquê dela continuar lutando, mas que isso, as palavras de Hinata, mesmo derrotada, aumentaram ainda mais sua raiva, sendo ao final contido pelos demais.

 

A luta contra Neji passa a ser vista como o primeiro ato de bravura da princesa “rejeitada”, que mais pra frente se tornaria uma das personagens secundárias mais importantes do anime/mangá.

 

A luta contra Pain

 


Na segunda fase do anime (Shipudden), vemos inúmeros momentos de bravura da Hyuga, mas o primeiro e mais famoso deles, é na luta contra Pain.

 

Pain destrói a vila da folha, e Naruto se torna a única esperança de derrota-lo, entretanto, o jovem também é derrotado, sendo preso pelas estacas do vilão. Nesse instante, mesmo sem ter nenhuma chance diante do poder esmagador do vilão, Hinata parte para enfrenta-lo, não só se declarando para Naruto, também dizendo que ela não ia mais chorar e que finalmente, era a vez dela de protegê-lo, situações que aparece mais ao longo da história.

 

Hinata ao ser derrotada por Pain, desperta a fúria de Naruto que dominado pela raposa de Nove caudas, leva  a uma grande virada na luta.

 

Análise

 


Hinata inicialmente é mostrada como uma jovem, tímida, calada, e bastante insegura. Na maior parte das vezes fala baixo, ficando totalmente vermelha quando conversam com ela. Sua insegurança e não gosto pelas lutas a fez ser vista como fraca pelo seu clã e indigna da liderança, tanto que seu pai preferiu preparar sua irmã mais nova. Entretanto, como já citado, houve muitas situações que permitiram sua mudança.

 

As lutas contra Neji e Pain, podem ser vistas como  divisores de água em sua vida. Na primeira, ela disse pra si mesma que cansaria de ser aquela que desiste fácil, de ser vista como fraca. Na segunda, Hinata percebeu que, mesmo com todo medo e insegurança, é preciso tomar coragem para defender aqueles a quem ela ama, tanto Naruto quanto a aldeia. Em ambas ela arriscou a própria vida.

 

O que nos ensina



 

Hinata nos ensina que, mesmo sendo inseguros, tímidos, também podemos ser corajosos, que também podemos lidar com nossos medos e lutarmos por aquilo que achamos que é importante para nós.

 

A princesa do Clã hyuga é vista como tímida, mas, ao mesmo tempo, é uma das personagens mais fortes e corajosas de toda história.

 

Psicólogo Renan Souza - 

CRP 06/151946

Insta - @psirenansouza

Contato - 97453-8054

 

Comentários

Postagens mais visitadas