Maito Dai – um herói menosprezado



Dai sem é, dúvida nenhuma, mesmo com o pouco tempo de aparição, um dos personagens mais marcantes de Naruto. Ele é o pai do maior usuário de taijutsu (técnicas físicas) do anime, ele quem cuidou e criou Gai. Porém, durante toda a história ele foi visto por todos como um fracassado, um ninja aparentemente sem talento nenhum, sofrendo  várias zombarias que sofreu ao longo da vida.

 

Sua história.

 



Dai nasceu impossibilitado de usar ninjutstus (técnica ninjas que envolvem uso de energia), além disso, aparentava não ter nenhuma habilidade pra ser ninja, tanto que até o final de sua vida foi um Genin (o titulo mais baixo que alguém pode ter, normalmente são as crianças que ficam nesse nível). Entretanto, Day sempre deu o máximo para cuidar de seu filho, aguentava humilhações para sustentá-lo, mais do que isso, sempre estava com um sorriso no rosto, mostrando a importância de sempre lutar e nunca desistir para Gai. Ensinando que sua motivação tem que vir de dentro e não do que os outros dizem.

 

Análise e o que ele nos ensina

 


Duy para muitas pessoas, poderia ser visto como um louco, alguém que sempre vê o lado bom de tudo, mesmo quando todas as circunstâncias diziam ao contrário. Por causa de sua “falta de talento”, ele sofria muitas ofensas e “zoeiras”, mas isso nunca o abalava, pelo contrário, ele respondia com um “ótimo” dia e seguia a vida de cabeça erguida. Insistindo em ser ninja, pois é o que amava ser, mesmo, aparentemente, não tendo talento pra isso.




Na minha visão, Duy está muito longe da loucura, muito pelo contrário, psicologicamente falando, ele é um dos personagens mais fortes da obra e sem dúvida nenhuma, um dos maiores exemplos de pai já vistos num anime/mangá.



Constantemente, nas cenas em que aparece, passa ensinamentos para seu filho, sendo o principal deles, relacionado à sua própria história, que é quando receber uma crítica, ou uma ofensa, simplesmente ignore-as( quando não construtivas) ou agradeça e as use como ensinamento para ser alguém melhor, que se batalhar e treinar duro, seus sonhos podem ser alcançados. Que temos que defender aquilo que mais amamos e achamos importante para nós, ideias que simplesmente forjaram o caráter a e marcaram história de Gai!

         

Desfecho

 


Duy, durante vinte anos aprimorou uma única técnica, a de abrir todos os portões de chacra, algo que nenhum ninja na história  conseguiu, ensinando essa técnica para o seu filho. Ao final, faleceu lutando para proteger Guy dos espadachins da névoa. O ninja sem talento enfrentou ao mesmo tempo, de igual para igual, os espadachins mais fortes de sua época. Mais do que isso, ele foi a principal inspiração para Gai ser o que é, tanto como ninja, como mestre, como pessoa. Inclusive influenciando Kakashi, amigo e rival de Gai, um dos maiores ninjas de todos os tempos.

 

Um herói menosprezado

 


Numa das cenas mais emocionantes da história de toda obra, Gai é declarado o ninja mais forte por Madara (grande vilão), ao usar a única técnica que seu pai lhe ensinou, dando em troca a própria vida. Para muitas pessoas que conviveram com Dai, ele era um “fracassado”, mas para Gai e grande parte do público que conhece a história de Naruto, ele é um herói, alguém, simplesmente, lendário!


Psicólogo Renan Souza - 

CRP 06/151946

Insta - @psirenansouza

Contato - 97453-8054

Comentários

Postagens mais visitadas