One punch man - O que é ser um herói?

 


One punch man conta a história de Saitama, um herói que derrota todos os inimigos, dos mais fracos ao mais forte com apenas um soco. Essa força descomunal o leva a se entediar com a vida e as lutas pois ninguém nem chega perto de lhe dar um pingo de emoção. One Punch man é uma sátira aos animes de heróis, uma comédia, e é sobre o personagem indestrutível e outros heróis que surgem de que se trata esse post.

 

Sua história

O duro treinamento

 


A vida pregressa de Saitama não é muito contada no anime, na verdade, até sua força é um mistério. Segundo o próprio ele passou por um duro treinamento:

 100, flexões, 100 agachamentos, 100 abdominais e correr 10 km todos os dias, por 3 anos ininterruptamente, segundo ele, com esse treino ele se tornou tão forte. O que nenhum personagem aparentemente acredita.

 

Seu pupilo

 


Durante um dos ataques na cidade, cyberman um jovem com corpo cibernético perde a luta para uma inimiga que é derrotada por Saitama. O garoto pede pra ser pupilo dele, pra ser tão forte para derrotar seu principal inimigo e vinga sua vila. Saitama a contra a gosto aceita, criando-se assim uma grande amizade.

 

Uma sociedade de heróis

 


Saitama percebe mesmo com toda sua força ele não era reconhecido como herói, ninguém sabia seu nome, por conta disse resolve entrar para uma sociedade de heróis que são reconhecidos por todos. Mesmo com todo seu poder ele fica na classe C, enquanto cybermen fica na classe S. Em um dos capítulos um meteoro gigante chega a Terra, Cyberman e outros heróis também de classe S, não consegue destrí-lo, entã osaitama com um soco o divide ao meio, mas os fragmento caem na cidade com a culpa caindo encima dele. A partir disso, surge uma cena icônica, que vai ser o centro da análise.

 

Dúvidas

 


Por Saitama subir de classe, dois “heróis” de classe inferior, levantam a população contra ele, dizendo que ele é uma farsa e um criminoso pela cidade ter sido destruída por parte dos fragmentos. Nesse momento, Saitama grita, dizendo que não se importava com que as pessoas pensavam não se importava com a reputação, ele era um herói e por isso, fazia o certo mesmo que não tivesse reconhecimento por isso. A partir daí conhecemos quem realmente é o herói.

 

Análise

 


Inicialmente, vemos Saitama como alguém extremamente poderoso, mas que simplesmente brinca de herói. Em muitos momentos, parece que ele não está nem ai pra nada, pois de qualquer forma ele vai vencer mesmo. Mas ao longo dos capítulos ele mostra seu grande altruísmo, inclusive com seus colegas.

 

Em uma das batalhas, todos os heróis de classe S são derrotados e Saitama (classe C) derrota o vilão com apenas um golpe. Com isso, começam a desacreditar dos heróis, e em compaixão aos seus colegas, Saitama diz que só venceu pois seus herós cansaram o inimigo e por isso foi fácil. Nesse momento os ânimos se aquietam e ele ganha a admiração do cavaleiro sem liçenca que o  reconhece como um herói de verdade.


                                                      Eternamente entediado

Mas com um grande coração.



Saitama é alguém extremamente desmotivado com a vida, afinal, uma vida sem desafios, não faz sentido. E nenhum inimigo o faz se esforçar. Ele mostra que é necessário termos desafios para que possamos nos esforçar em melhorar, para permitir que a vida não estagne.

 

 Mesmo assim, nas pequenas ações e gestos para com os outros, nos ensinamentos (esquisitos) que ele passa para Cyberman, que mostram o quanto ele é forte, que ele realmente é um herói na percepção do anime, em contrapartida a outros membros da sociedade que só querem fama e poder.

 

Apesar de seu eterno tédio, Saitama tem um coração do tamanho de sua força e dá a impressão que todos nós podemos ser heróis (quem nunca ficou bravo por perder dia de promoção do mercado?).

 

Psicólogo Renan Souza

CRP 06/151946

 Insta @psirenansouza

https://linktr.ee/psirenansouza?fbclid=IwAR3UsKLLjCNn-JpkZB9pghGCdlOGYgB2DBz33X-iT6m80wPspFR6jFxnEw0



Comentários

Postagens mais visitadas