Van Hohenheim e o homúnculo O que é ser humano?


 

O post dessa semana é sobre aquele que, talvez, pode ser considerado o principal personagem da história de Full metal alchemist broterhood, o pai dos protagonistas Edward e Alfonse, e homem que deu origem ao grande vilão, o “pai” dos humunculos, acompanhe a histórias e as reflexões sobre Van Hohenheim, o homem que descobriu a pedra filosofal!

 

História


 

Van Hohenheim nasceu na antiga civilização de Xerxes, sendo apenas um escravo sem nome de um famoso alquimista da cidade. Durante um dos experimentos de seu mestre, Hoh (nome grande pra ficar citando toda hora), emprestou seu sangue, dando origem a uma criatura num frasco chamada de homúnculo.

 

Grato por ter dado seu sangue, essa criatura se aproxima de Hoh, dando-lhe um nome (antes era chamado de 23) e lhe ensinando todos os conhecimentos que tinha, de história, alquimia, aritmética etc,

O massacre de Xerxes


 

Com o conhecimento adquirido HoH logo se torna assistente do seu antigo senhor, sendo visto como um grande alquimista. O rei de Xerxes ao descobrir a fonte do conhecimento de Hoh, requereu que o homúnculo o ajudasse a ser imortal, iniciando um plano que durou mais de dez anos pra ser completado.

 

Foi feito um grande circulo ao redor de toda cidade, porém, o homúnculo traiu a todos. Ao começar o ritual, todos os habitantes de Xerxes foram mortos, com suas almas aprisionadas e dando energia a mítica Pedra filosofal. O homúnculo ganhou forma humana, finalmente se tornando livre, igual a de Van Hohenheim, que recebeu como presente de seu “amigo”, imortalidade e poder quase infinito.

 

Van Hohenheim e o Homúnculo (agora, pai)

 


Van Hohenheim ao ver que era o único vivo, entra em desespero, e parte em uma jornada por redenção, entendendo sua imortalidade não como uma dádiva, mas como uma maldição.

 

Enquanto isso, o PAI, começou a colocar para fora de si, cada um dos pecados capitais, dando origem aos homúnculos (vilões como inveja, a luxuria etc), para ele ser superior aos humanos, era preciso se libertar de qualquer tipo de sentimento, traçando sua jornada para se tornar um “deus”.

 

Uma família



Van Hohenheim em uma viagem conhece Trisha por quem se apaixona e tem dois filhos, Edward e Alphonse elric (protagonistas). Infelizmente, ele tinha medo que seus filhos sofressem de alguma forma, que fossem monstros como ele pensava que era antes de amar Trisha. Hoh parte em uma jornada pra tentar deixar de ser imortal e envelhecer com quem amava.

 

Ao sair em busca de uma cura, ele descobre os planos do PAI para AMestris (continente principal). O Pai, a partir de inúmeras manipulações nas sombras, criou guerras, matou pessoas, controlou insurreições para criar um grande circulo de transmutação, assim como em Xerxes, porém, ele não queria mais um corpo, o Pai, queria ser o próprio deus e só Van Hohenheim podia pará-lo.

 

Full Metal Alchemist – Batalha e Grande Clímax



 

Conforme o anime se desenvolve, Van Hohenheim volta a se aproximar dos filhos que começam a lutar contra os homúnculos e as ambições do PAI. No grande clímax da batalha, os planos do homúnculo dão certo ele consegue o poder de deus, tomando a alma de todo continente de Amestris, porém, nesse momento, começa o contra-ataque!

Hohenheim durante anos, décadas, viajou todo continente depositando as almas de xerxes em diferentes lugares criando um enorme circulo que anulou todo o poder do PAI, fazendo com que todas as almas voltassem e o vilão se torna-se vulnerável novamente, dando inicio a batalha final da história.

Análise

O embate entre visões

 


O maior sonho do Homúnculo (pai) era ter vida, porém, ao se tornar humano, ele acreditava que seus sentimentos, seus desejos o tornavam inferior e que para ser Deus ele precisava abrir mão de todos eles,  criando-se assim seus filhos, os famosos homúnculos que perseguem os protagonistas.

Em contrapartida, Van Hohenheim percebeu que imortalidade e poder ilimitado eram inúteis se não tivessem pessoas ao seu lado, se não tivessem sentimentos a compartilhar. Enquanto o Pai se enaltecia por seu poder, Van Hohenheim chorava a perda dos amigos de Xerxes, só reencontrando o sentido da vida ao amar Trisha.

 

O verdadeiro protagonista

 


Van Hohenheim durante a maior parte do anime é visto como um pai relapso que abandonou os filhos, alguém que não se importa com ninguém, porém, é personagem mais bondoso e mais bem desenvolvido do anime. Ele sacrificou tudo pra ter uma ínfima chance de salvar todos que ele amava e parar o ser que ele mesmo criou.


 Para Van Hohenheim, o homúnculo nunca entendeu o que é ser humano, ele não entendeu que os sentimentos, como o amor e a ira também fazem parte do que somos, que podem nos deixar mais fortes. Ao escolher não sentir ele não  só de ser humano, como se afastou ainda mais do que ele acreditava ser deus (dentro do anime). Apesar de todo poder, no fim, o homúnculo, nunca deixou  de ser o homenzinho do frasco que não sabe o que e sentir o mundo e as pessoas a sua volta.

 

Desfecho


 

Ao gastar toda sua energia na batalha final, Van Hohenheim morre frente ao tumulo de sua esposa, mas com um sorriso no rosto, não só por ter salvado mundo, como também por ter recuperado o amor de seus filhos.


Psicólogo Renan Souza

CRP 06/151946

 Insta @psirenansouza

Comentários

Postagens mais visitadas