Vegeta Além do orgulho

 



Vegeta era filho do príncipe dos sayajins, uma raça alienígena guerreira que tinha como principal objetivo conquistar e dominar outros planetas. Infelizmente (ou não), o planeta dos Sayajins foi destruído por Freeza, que até então na saga Z, era o imperador do Universo.

 

Vegeta sobreviveu por ter sido mandado em missão um pouco antes do planeta explodir. Com isso, continuou trabalhando pra Freeza, com a expectativa de ficar forte o suficiente para poder vingar sua raça, o que o tornaria o mais forte do universo.

 

Invasão a Terra –

 


No começo da saga de Dragon Ball Z, Vegeta  e Nappa (homem que cuidou dele toda vida), invadem a Terra para conquista-la pra Freeza. Porém, eles encontram uma surpresa. Um Sayajin de classe baixa chamado Kakarotto, mais conhecido pelo público como Goku, mostra-se incrivelmente forte, não só derrotando Nappa (morto por seu amigo em seguida), como empatando com Vegeta em uma luta épica.


No final da batalha, Goku impede Kuririn de matar Vegeta, dizendo que gostaria de lutar com ele novamente. Assim, o príncipe, consegue ir embora da Terra, mesmo com seu corpo e orgulho feridos.

 

          A saga de Freeza

 


Freeza, Vegeta e os terráqueos descobrem que no planeta de Namekusei há esferas do dragão (realizam qualquer desejo), começando uma corrida para juntá-las. Após muitas batalhas, o exército de Frezza é derrotado, sobrando apenas ele como rival, entretanto os poderes de imperador do universo estavam além da imaginação de qualquer ser, derrotando um a um, os protagonistas e vegeta morre nos braços de Goku.

 

Em suas últimas palavras ele revela que Freeza destruiu seu planeta natal e que Goku tinha que vingar toda a raça, a esperança dos Sayajins, em lágrimas Vegeta falece. Após isso, começa a maior batalha de toda série – Goku x Freeza o imperador do universo.

 

Ressurreição – a saga dos androides

 


Após a saga de Freeza, as esferas ressuscitam os que morreram nas mãos dele, inclusive Vegeta. O sayajin resolve ficar na Terra treinando até a volta de Goku, seu maior rival, que ficou no espaço, havendo uma reviravolta na história do Guerreiro orgulhoso e cruel. Surge um novo personagem que mais a frente, descobre-se que era filho de Vegeta vindo do futuro, Trunks. Vegeta começa a gostar de Bulma, e esse relacionamento com seu filho do futuro, assim como o bebê do presente, mostra uma nova faceta de Vegeta, a de pai.

 

Essa saga termina com Gohan (filho de Goku) derrotando Cell, o mais forte dos androids, tendo paz na terra novamente.

 

Saga Buu – o ápice de Vegeta

 


Depois de muitos anos, surgiu uma nova ameaça na saga Z. Um mago antigo surge querendo libertar Buu, um demônio destruidor de planetas. Esse mago tinha o poder de dominar os corações daqueles que desejavam o poder e Vegeta se rende a ele, revelando que ele queria ser o Vegeta cruel e insensível de antes, para poder lutar com Goku.

 

Porém com a libertação de Buu e com sua mulher e filho correndo perigo. Vegeta entende que não dava pra voltar a ser o que era, pois seu coração havia mudado, ele tinha pessoas que amava. Com isso Vegeta se sacrifica em uma grande explosão, lutando não por vaidade, mas por amor!


Análise

 


Vegeta é o personagem com maior amadurecimento em Dragon Ball Z. Ele começa como um homem sem escrúpulos, sedento por poder e vingança. Por ser um príncipe de uma raça guerreira, ele já nasceu no grupo dos mais fortes, com regalias e sendo respeitado por todos, motivo de seu orgulho, Ao mesmo tempo, sofreu constantes humilhações de Freeza, tendo que servir aquele que matou todos que ele conhecia, motivo de seu ódio e sede de vingança.

 

Ao encontrar Goku, tudo muda! Vegeta não consegue entender como, um guerreiro de classe inferior (eram divididos em castas) podia ser mais forte que ele. Pior, sua força vinha de seus amigos e dos seus laços, algo que Vegeta nunca imaginou que poderia existir.

 


Na saga dos androides, ao se aproximar de seu filho, o Trunks do futuro, Vegeta sentiu algo que o incomodou quando encontrou Goku. Vegeta pela primeira vez, sentiu que tinha alguém para amar e proteger. Por mais que ele tivesse tentado regredir ao que era no passado com Babidi, ele não conseguiu. Vegeta experimentou o amor, a amizade e ter uma família, o príncipe egocêntrico e cruel já não existia mais.

 

O seu orgulho continuou, mas ele se tornou diferente o suficiente pra entender que há coisas maiores do que simplesmente ter poder.

 

Além do orgulho

Goku você é o melhor!


 

No auge da batalha contra BUU, Vegeta reconhece que não era páreo para o monstro e só Goku tinha chance. Em uma cena marcante vegeta assume que admira Goku, pois ele nunca lutou por poder, mas pelos outros, um Sayajin de coração puro.

 

 Vegeta reconhece que Goku era o melhor! Seu ódio, sua inveja e desejo de vingança desaparecem, sendo transformados em admiração e respeito. Vegeta se torna um homem que pode ser descrito além do seu orgulho, o personagem com maior desenvolvimento de toda a Saga Z.


Psicólogo Renan Souza

CRP 06/151946

 Insta @psirenansouza

Comentários

Postagens mais visitadas