Hannibal - parte 2 - a origem do mal




No post anterior, foi apresentado os conceitos de Perversão, psicopatia e estruturas de personalidade. No post de hoje, trazemos o último filme de Hannibal Lecter que conta sobre sua infância e juventude, então vamos mergulhar na vida do Psiquiatra Canibal, a partir do filme Hannibal – a origem do mal.

 

História




A história de Hannibal começa na Segunda Guerra mundial. A família Lecter era extremamente rica e, durante o conflito, se refugiou em sua mansão longe do povoado. Após a guerra, os pais de Hannibal morreram e um grupo de nazistas, fugindo  dos russos, tomou a casa e sequestrou o “protagonista” e sua irmã Misha.

 

Durante o inverno rigoroso, a alimentação do lugar acabou, levando o grupo em meio ao desespero e a fome, tomar uma medida sombria... Os soldados canibalizam Misha, fato que marcou a personalidade do garoto para sempre. Com o final do inverno, os soldados fogem, Misha morre, enquanto o garoto sobrevive órfão, sem sua irmã e querendo vingança.

 

Orfanato/família




A mansão dos Lecter se torna um orfanato soviético, e Hannibal é visto como um rapaz frio, cruel e que não respeita regras. Ele constantemente se envolve em situações de agressão e tem pesadelos todas as noites  com que aconteceu com Misha.

 

Nessa parte, Hannibal descobre que trem uma tia ainda viva, A sra Murasaki que o aceita em sua casa e passa a cuidar dele. Nessa casa, Hannibal é apresentado à cultura japonesa dos samurais e também a culinária requintada.

 

O primeiro assassinato



Durante a ida à feira, o vendendo de peixes assedia a Sra murasaki, Hannibal parte pra cima dele, mas é impedido pelas pessoas. Mais tarde, o  vendedor vai pescar e Hannibal o ataca o decapitando com uma espada samurai. O detetive Popil o tem como principal suspeito, levando a uma cena marcante.

 

 Durante o interrogatório o poligrafo (detector de mentiras) não sofre nenhuma alteração enquanto Hannibal fala, e levanta-se um questionamento: “Será que ele é humano?” o detetive questiona. Porém, com a ajuda de sua tia, Hannibal deixa de ser suspeito no caso, passando-se anos no decorrer da história.

 

A vingança do jovem médico



Anos se passam e Hannibal se torna um residente de medicina, com notas brilhantes. O jovem passa a estudar com detalhes o corpo humano, assim como a culinária, coisas que macabramente se ligariam. Hannibal descobre o paradeiro dos assassinos de sua irmã e vai atrás de um por um, por vingança, enquanto sua tia o tenta convencer a parar, antes que Popil consiga provas para pegá-lo.

 

Ao final, Grutas o grande líder do grupo sequestra Murasaki, Hannibal não só a salva como descobre a verdade: ELE TAMBÉM COMEU PARTE DE SUA IRMÃ MISHA! Murasaki pede pra que ele fuja com ela, para que ele desista, mas Hannibal escolhe a vingança, canibalizando Grutas, não tendo mais volta.

 

Análise – a origem do mal


Hannibal aos 9 não só teve que ver seus pais morrerem na sua frente, como foi torturado pela gangue de Grutas que fez com que comesse sua irmã pra sobreviver. Hannibal comeu, de forma literal, a pessoa que mais amava, o menino Lecter, assim como diz Popil, morreu naquele inverno. O que sobreviveu dali foi uma pessoa movida pela destrutividade e fúria, que ao final, descobre-se que não era contra os soldados, mas voltada para si mesmo.

 

 Hannibal nunca foi capaz de se perdoar, e não aguentando lidar com o remorso, ele abriu mão de qualquer sentimento, culpa ou moral, se tornando o monstro que os amantes do cinema conhecem!

 



Hannibal nesse filme não queria vingança, queria esquecimento! Ele precisava matar aqueles que sabiam quem ele era de verdade, o que ele fez de verdade, esses homens o faziam se olhar no espelho, o fazia ter que lidar com o remorso, a morte deles possibilitava que ele não tivesse mais que olhar para sua consciência e ver o que se tornou, tanto que foram décadas de matança, vivendo impune e vestindo mascara até ser descoberto pelo detetive Will Graham no filme Dragão vermelho.

 

 

Desfecho

 

          Ao final, Hannibal explode o navio de Grutas sendo dado com desaparecido. O filme termina com ele indo atrás da última pessoa que faltava “se vingar”. No próximo post a continuação da análise, mas dessa vez com base no filme o silencio dos inocentes primeiro filme da série!


Psicólogo Renan Souza

CRP 06/151946

Insta: @psirenansouza

Comentários

Postagens mais visitadas