This is us - Tobi e a depressão

 

 

O post de hoje é sobre o personagem que é visto como um dos mais animados e divertidos da série This is Us. Apesar de sua alegria e aparente resposta positiva pra diversas situações, Toby enfrenta um fantasma, uma luta silenciosa contra a depressão. É sobre sua luta e esse transtorno que se trata essa postagem.

 

Histórico

          Primeira aparição



Toby surge na série nos primeiros episódios como participante do grupo de apoio que a protagonista Kate frequentava. Logo de cara, ele se aproxima dela e a conquista com seu jeito leve e divertido de enfrentar os problemas da vida. Toby sempre ri de si mesmo e das situações que enfrenta.

 

Toby e Kate

 


Em muitos momentos, Kate rejeita Toby, dizendo pra si mesma que não podia ser verdade alguém amá-la e gostar tanto dela como ele gostava (algo para outro post), mesmo assim, Toby não desistiu de Kate (que também o amava), se tornando seu principal ponto de apoio, lugar que talvez só seu pai e seu irmão conseguiram alcançar, ao final da 2 temporada eles se casam.

 

Uma revelação


 

Kate tem dificuldade engravidar, e durante essa crise na série, é revelado que Toby toma antidepressivos, e acaba parando por conta própria para tentar ver se isso ajudaria no processo. Nesse momento, a história verdadeira de Toby começa a ser contada e vemos outro personagem, um Toby triste, sem animo, sem vontade de levantar da cama e que explode com a mãe de Kate em uma cena, algo que até então nunca se havia visto nele antes.

Depressão

 


A depressão é marcada por humor deprimido normalmente acompanha a pessoa a maior parte do dia e dos dias, por exemplo: a pessoa pode se sentir vazia, triste, sem esperança. Pode – se ter uma diminuição do interesse ou prazer em atividades que antes a pessoa gostava, sentimentos de inutilidade e culpa, falta ou excesso de sono, perda de energia na maior parte dos dias, entre outros inúmeros sinais (APA, 2014).

 

Ou seja, dependendo do seu grau, ela pode paralisar e afetar diversas áreas da vida do sujeito, assim como Toby na série, que simplesmente muda completamente, ao parar o tratamento.

 

Análise

Toby e a depressão

 


Na história é contado que os pais de Toby se divorciaram ainda na infância quando ele tinha ainda 10, e o garoto teve muitas dificuldades para lidar com isso. Seus pais brigavam o tempo todo, e de certa forma o garoto se sentia culpado e criava estratégias pra lidar com a angustia despertada desde cedo.  Aos poucos, Toby foi piorando ao longo da vida, até chegar o divórcio do primeiro casamento, momento em que ele se entregou completamente a depressão, momento em que reviveu aquilo que o mais traumatizou, novamente teve que lidar com a dor do abandono.

 

Melhora e ensinamento

 


 Toby ficou anos com a vida paralisada, até que começou um tratamento  contra a depressão que deu certo, momento em que melhora e entra para o grupo de ajuda de Kate, momento exato que a série começa, apresentando-se como o rapaz dócil e animado que tantos admiram nas primeiras temporadas.

 

O personagem traz o quanto as marcas do passado podem nos atingir até os dias de hoje, mas que é possível, com ajuda, lidar com elas.  Além disso ele mostra claramente a importância de se cuidar e dos riscos quando se interrompe por conta própria o tratamento, sem orientação profissional, mesmo que por uma “boa causa”, como ajudar sua esposa, como mostrado na série.

 

Desfecho?


 

Com a ajuda de Kate, Tobey volta a se cuidar e pouco a pouco se recupera. Na série é mostrado que é uma batalha que ele enfrenta ao longo da vida, mas que consegue lidar com o apoio daqueles que o cercam.


Psicólogo Renan Souza

CRP 06/151946

 Insta @psirenansouza

Comentários

Postagens mais visitadas